Páginas

sábado, 12 de março de 2011

Escola

Uma escola ou colégio é qualquer estabelecimento ou instituição de educação. Essa ideia surgiu da filosofia dos gregos antigos, onde eles se reuniam em praças públicas para praticar filosofia e trocar ideias. Uma escola é formada por diferentes pessoas, sendo o diretor aquele que dirige, o professor quem ensina e dá as aulas, e o aluno aprende e estuda os ensinamentos do professor. As matérias estudadas em uma escola variam muito, dependendo da época, do local ou do nível de ensino, incluindo Linguagem( Português), Matemática, História, Ciências, Geografia, Educação Artística, Educação Física, Educação, Física, Biologia, Química e outras.

Pra que ?

Estudar é mais do que apenas aprender. É o melhor caminho para entender a realidade que a cerca. Ora, ninguém estuda geografia do seu estado só para responder às perguntas na prova. Conhecendo o tipo de solo e seu relevo, você entenderá melhor a cultura do seu povo e compreenderá por que a região onde nasceu é mais ou menos desenvolvida em relação a outros locais. Até a escolha de sua carreira poderá ser influenciada por isso.
Sem estresse.

Quando chegam as semanas de prova de junho, muita gente se desespera para tentar aprender, de uma vez, todo o conteúdo que o professor ensinou pouco a pouco. O que acontece é que nem todo mundo prestou atenção nas aulas porque, enquanto ele explicava, algumas pessoas estavam mais preocupadas em colocar o papo em dia. Conhece essa história? Para quem precisa recuperar uns pontinhos, a corrida contra o tempo parece ainda pior, mas fique calma! Testar seus conhecimentos não é motivo para pânico, especialmente para quem estava atenta na classe, fez as lições e revisou a matéria em casa – se você ainda não tem esse hábito, fica a dica e é sempre tempo de experimentar. Nesse caso, fazer a prova é só uma maneira de saber que você cumpriu seu papel: foi para a escola para aprender coisas novas e realmente aprendeu. “Vale a pena estudar pelo menos duas horas, todos os dias. Essa é a melhor maneira de fixar o conteúdo e poder relaxar na hora da avaliação”, diz a professora e especialista em dificuldades de aprendizagem, Edna de Aguiar. Se a matéria não é a sua preferida, um bom começo é não fazer careta para os livros, ter um caderno bonito, bemorganizado e perder a vergonha de tirar as dúvidas em sala.

De cara nos livros.

Quando for estudar em casa, inicie pela disciplina que você mais gosta e alterne com uma que tenha mais dificuldade. É uma forma de se motivar e aproveitar bem seu tempo de estudo. Na hora de pegar aquele assunto mais complicado, nada de preguiça, dedique-se mais a ele do que aos outros temas para evitar recuperações e reprovações. Monte um grupo de estudos – não de fofoca! – para que suas amigas possam se ajudar e tente procurar uma parte legal no conteúdo. Nada é inteiramente chato.
Leitura?

Quem nunca passou por isso levante a mão: chega a professora com um livro chatinho da escola e você logo sai falando que ler é um saco. Até a escritora Thalita Rebouças, que lê pra caramba e publicou dez livros, já implicou com livros na pré-adolescência. "Adorava ler quando era criança, lia gibis, livros, mas com uns 12 anos comecei a implicar. Acho que foi por causa da escola. É como quando você assiste a dois ou três filmes chatos e fala que não gosta mais de cinema", conta. 




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário